quinta-feira, 10 de junho de 2010

Mais um devaneio acerca das amizades

"A bomba atômica não é a pior de todas as bombas.A maior delas ainda está por vir,e será acionada pela desintegração das relações humanas,que irá ocorrer no futuro", Albert Einstein.
Não eu não sou inteligente,eu li  esta frase em um livro sobre crianças e adultos que tem TDA(Transtorno de Déficit de Atenção),mas esta frase me chamou muito atenção e usei ela para iniciar um questionamento...
Tirando ela do conceito de relações mundiais, de povos,e trazendo ela para perto,  relações próximas, amigos,fiquei pensando...
Muita gente se surpreende por eu sentir saudades de uma cidade pequena que morei antes de Santa Cruz do Sul , Candelária, pois foi um período muito difícil para mim, de muitas provas, mas eu não sinto saudades da cidade ,sinto saudades das amigas...
 Amigas,destas que se eu levantasse da cadeira agora, e fosse lá, me receberiam com muito agrado,não se importariam se  a louça estivesse suja na pia,ou se elas estivessem despenteadas de pijama, recém levantadas da cama.E eu sentiria isto.
Para elas sou uma amiga de receber na cozinha...
Como diz Rubem Alves existem os amigos de receber na cozinha e os de receber na sala,só os especiais podem apreciar  e descobrir os segredos de uma casa,que está na cozinha.
Minha rotina mudou muito nos últimos meses,eu tenho tido mais tempo para mim...e nesse tempo para mim muitas vezes eu quero dividir um tempo com amigas,mas aqui eu não tenho...pois todas elas tem suas vidas embutidas em rotinas de forma que uma hora repentinamente tiradas desta rotina lhes farão muita diferença.
Eu penso que seja assim, que realmente seja por suas rotinas, filhos pequenos, pouca ajuda do marido, profissões que lhes sugam o tempo...ou talvez eu não seja uma boa companhia...não faço  amizades por conveniência, as que eu tenho e considero,não tenho nada para dar em troca a não ser minha companhia,e da mesma forma nada espero além de uma boa conversa...
A dias atrás recebi repentinamente uma amiga de noite, estava  sozinha em casa...  conversamos rimos, falamos segredos, tomamos vinho,comemos chocolate e jantamos pizza...foi muiiito bom!é disto que estou falando...Vem de novo minha amiga!
Eu acredito que esta desintegração entre os seres humanos que Einstein se referiu, começa com a frase -Não posso.Nunca se tem tempo...para as coisas que no final serão as que mais vão importar...
O que vocês acham?
 Boa quinta feira!

4 comentários:

  1. Olá minha amiga!
    O tempo é uma questão que me faz pensar muito. Vivo sempre buscando como ter mais tempo, como ter pequenos momentos que me deixem mais leve, mais feliz. acredito piamente que isso é necessário para termos uma vida equilibrada, tranquila e descançada. Acontece que percebo que tempo é uma questão de prioridades e as prioridades da vida são mutáveis. A cada fase que vivemos temos prioridades diferentes, somos pessoas diferentes. E, nesses momentos, nos aproximamos daquelas que tenham as mesmas afinidades que nós. E assim a vida vai girando, as pessoas vão passando e as nossas prioridades se ajustando. Acho essa uma ds grandes riquezas e sabedorias da vida: aprender a compreender nossas fases e lidarmos com elas. Curta seu momento e faça dele o melhor para si!
    Beijos
    Karina

    ResponderExcluir
  2. Oiiii!! karina!!
    Tu tem toda a razão..quando fala sobre afinidades,só que sem contato fica difícil perceber afinidades nos outros...como ter afinidades sem convívio?
    E será que eu vou mudando e minhas amizades já não servem mais?
    Eu não consigo classificar as minhas amizades como as que servem e as que não servem de acordo com as minhas prioridades...
    Mas eu sei que tem determinados momentos,que não queremos ter contato com aguem porque já não me satisfaz sua presença...daí será que era amizade?
    Ai eu nem sai mais nada...é um tema para o programa Saia justa!!!kkkkkk!!!!!!
    abração!!!obrigada sempre por tu participar...é um gesto que eu considero de amizade...

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga!!!
    Ai que raiva! Escrevi uma coisa enorme, e o blog deu erro!!! Que saco qnd isso acontece! Bom, vou tentar de novo! hahahaha Isso é mesmo um tema para um programa saia justa!
    Eu acredito que as afinidades nos aproximam das pessoas e nos mantêm juntas. Quando as afinidades são materias, não é amizade. O laço se desfaz com o tempo e passa. Qnd as afinidades são emocionais, aí sim, dura para sempre. Podemos ficar sem nos ver anos e anos e dias e semanas, mas qnd reencontramos a pessoa é sempre tão bom....! vc nunca senitu isso? A vida e nossas prioridades nos levam para caminhos diferentes, mas as afinidades permanecem, os laços não se desfazem. Queria que a vida fosse simples assim, pode estar com quem queremos e fazer o que temos vontade. É... parece difícil, mas para mim é muito simples. Amizade verdadeira não se apaga com o tempo nem com a distância. Quando os encontros acontecem, reforçam o que sentimos pela pessoa!
    Eu lhe considero uma grande amiga, por isso que venho aqui, leio, procuro saber de vc. Isso tb é contato, atenção, carinho! Não é físico, mas é contato.
    É mesmo uma Saia justa esse tema!!! hahahahaha
    Beijos e mais beijos
    Karina

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga! Finalmente estou olhando teu blog. Quanto ao que escreveste sobre amizades, quero que saibas que te entendo, e talvez por isso nestes tantos anos nunca quiz abrir mão de nossos kréntsias. Basta nos organizarmos para que aconteçam. Assim preservamos a amizade, desabafamos e nos divertimos. Agora com meu apê tudo vai se tornar mais fácil e não precisarás das amigas de Candelária (hehehe) porque minhas portas estarão abertas pra ti sempre! Tua amizade é muito importante pra mim e sempre que precisares estarei disponível para uma conversa, um ombro amigo, um aconchego.. Beijos amiga e até mais! Gabi Koehler

    ResponderExcluir

oi!!que bom que tu estás aqui!